Fim de semana com filho (s)

Nossos fins de semana têm sido tão agitados, bem aproveitados e especiais que às vezes eu me pego pensando que diacho eu fazia da minha vida antes de ter filho. Não tento mascarar a maternidade como sendo algo prazeroso o tempo todo, mas às vezes a gente tem que focar nas coisas boas e, sem dúvida, os fins de semana têm sido uma dessas. Não vou dizer que não sinto falta de acordar as 11, escolher o lugar onde almoçar sem pensar se tem cardápio saudável ou não e ficar até o fim da tarde comendo feijoada e tomando chope despretensiosamente. E sim, passeios com crianças, especialmente as pequenas, envolve planejamento, como horário para almoço, onde almoçar, quando voltar para casa para a criança tirar a soneca , preparar lanchinhos etc.

                Mas a parte boa é que todo esse planejamento necessário faz com que o tempo seja muito melhor aproveitado. Soma-se a isso o fato de crianças naturalmente acordarem cedo (ou muito cedo. hahahaha), o que faz o dia render mais (às vezes mais do que você gostaria). E o desejo de apresentar coisas novas aos pequenos faz com que a gente acabe se inteirando de programas que antes nem passariam pela nossa frente. Aqui em casa, normalmente não fazemos passeios apenas pensando na Olívia, mas na família, como parques, biblioteca, horta, museus, casa de amigos com filhos. Um adendo com relação aos amigos: é um pouco inevitável que estreitemos as relações com os amigos que são pais, pois existe uma troca de cuidados com os pequenos, troca de brinquedos, experiências e, algo bastante importante: a certeza de que estaremos em território amigável para crianças. Se tem uma coisa que eu acho extremamente desgastante é ir na casa de algum amigo ou parente cheio de coisas e cantos que não possam ser explorados por crianças. Que fique claro que não há nada de errado com isso, mas como cansa ter que interromper conversa a cada 2 minutos pra ter que correr atrás do filho que tá mexendo no enfeite de vidro, tirando tudo da estante ou querendo subir no sofá limpo do dono da casa (ok, todo sofá deveria ser limpo. Avise isso às crianças!).

Indo ver a exposição de fotos da Frida Kahlo.

Indo ver a exposição de fotos da Frida Kahlo.

Dito isso, voltemos aos fins de semana. Volta e meia, a gente tenta fazer uns programas “como antigamente”, como ir a um barzinho de tarde e tomar uma cerveja e comer petiscos. Mas tenho que dizer que não é algo tão agradável, a não ser que você vá com mais gente, com mais crianças. Primeiro porque esse não é um programa atraente para crianças e, portanto, elas vão ficar agitadas tentando encontrar algo para fazer. Normalmente elas correm em uma direção aleatória em busca desse “algo para fazer”, o que implica em um adulto correr atrás da criança e deixar o outro adulto sozinho, com adultos se revezando ad eternum. Com isso, temos um programa onde ora você corre atrás da criança, ora passa momentos sozinha tomando cerveja, o que não é interessante. Em segundo lugar, pelo menos para as crianças menores, tem a questão da alimentação. Botecos convencionais têm cardápios normalmente com muita fritura, sal etc. No nosso caso, nós pedimos só aquilo que a Olívia possa comer, assim ela não passa vontade (mas a gente sim!), o que restringe bastante as comidinhas.

Felizmente, as opções de estabelecimentos (bistrôs, restaurantes, cafés) que são amigáveis a bebês e crianças e possuem cantinhos para que elas possam se divertir enquanto os adultos possam comer, beber e conversar calmamente têm sido cada vez mais frequentes.

Bistrô com cantinho para as crianças.

Bistrô com cantinho para as crianças.

Por fim, algo que “agregou valor” aos nossos fins de semana depois de nos tornarmos pais foi o planejamento pós-dormida da filha. Embora a gente opte por não sair à noite e deixar ela com outra pessoa (por enquanto!), temos voltado à tradição de alugar filmes legais e pedir uma comida gostosa (vulgo gordurosa, salgada e com muita sobremesa) depois que a Olívia dorme, enquanto que antes a gente passava as noites vendo a mesma porcaria repetida pela décima vez na TV a cabo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s